Pular para o conteúdo
Início » Como era o mundo quando o Inter foi campeão brasileiro

Como era o mundo quando o Inter foi campeão brasileiro

Desde 1979 o clube não vence o maior campeonato do país. Relembre como era o mundo quando o Inter foi campeão brasileiro.

Introdução

Em 1979 o Internacional conquistava pela última vez o título do campeonato brasileiro de futebol, dez anos antes do surgimento da internet no Brasil.

De acordo com estimativas, a população brasileira em 1979 era de aproximadamente 119,01 milhões de pessoas, o que equivale a cerca de 59% da população de 2022 (203,1 milhões de pessoas).

Naquela época, tudo era diferente, inclusive o próprio futebol.

O goleiro podia pegar a bola com as mãos mesmo quando fosse recuada com os pés por um jogador de linha, ou mesmo numa cobrança de lateral.

Além disso, o goleiro só podia dar quatro passos segurando a bola nas mãos e na cobrança de tiro de meta a bola só entrava em jogo quando ultrapassasse o limite da grande área.

Nos próximos parágrafos, você vai saber como era o mundo em 1979.

Acontecimentos marcantes

Thatcher torna-se Primeira-Ministra

Em maio de 1979, Margaret Thatcher tornou-se a primeira mulher a ser eleita Primeira-Ministra do Reino Unido. Ela liderou o Partido Conservador e ocupou o cargo por três mandatos consecutivos.

Tratado de Paz Israel-Egito

Em março de 1979, Israel e Egito assinaram o Tratado de Paz de Camp David, mediado pelos Estados Unidos. Foi o primeiro tratado de paz entre Israel e um país árabe, encerrando oficialmente o estado de guerra entre os dois países.

Sony lança o Walkman

Em julho de 1979, a empresa japonesa Sony lançou o icônico Walkman, um dispositivo portátil de reprodução de áudio que revolucionou a forma como as pessoas ouviam música.

No Brasil, contudo, as vendas do aparelho só tiveram início em 1982.

Prêmio Nobel da Paz

madre teresa recebendo nobel da paz
Madre Teresa de Calcutá

Em 1979, a missionária e humanitária Madre Teresa foi premiada com o Nobel da Paz por seu trabalho em prol dos pobres e necessitados na Índia.

Bandas de rock que estavam em alta

1. Led Zeppelin

Embora a banda tenha se separado oficialmente em 1980 após a morte do baterista John Bonham, o Led Zeppelin era uma das bandas de rock mais influentes e populares da década de 1970.

2. AC/DC

A banda australiana AC/DC lançou seu álbum “Highway to Hell” em 1979, que foi um sucesso e ajudou a solidificar sua posição como uma das principais bandas de rock da época.

3. Pink Floyd

Embora o álbum icônico “The Dark Side of the Moon” tenha sido lançado em 1973, a banda britânica Pink Floyd continuou a ter sucesso nos anos seguintes.

Em 1979, eles lançaram o álbum “The Wall”, que também se tornou extremamente popular.

4. The Rolling Stones

Os Rolling Stones continuavam a ser uma força dominante no mundo do rock em 1979.

5. Queen

A banda britânica Queen estava no auge de sua carreira em 1979, com o lançamento do álbum “Live Killers”.

Eles também já haviam lançado sucessos anteriores, como “Bohemian Rhapsody” e “We Will Rock You”.

Músicas populares no Brasil

No Brasil, duas das músicas mais populares em 1979 foram “A Noite Vai Chegar”, de Lady Zu, e “O Portão”, de Roberto Carlos.

Carros mais vendidos no Brasil

Volkswagen Fusca

fusca
Fusca

O Fusca, da Volkswagen, foi um dos carros mais vendidos no Brasil por muitos anos. Em 1979, ele ainda desfrutava de grande popularidade entre os consumidores brasileiros.

Chevrolet Chevette

O Chevette, da General Motors, era um carro compacto e econômico, para os padrões da época, que também teve grande demanda no Brasil na década de 1970.

Ford Corcel

O Corcel, da Ford, foi outro modelo de sucesso na época. Ele era um veículo compacto e versátil, que conquistou uma parcela significativa do mercado.

Fiat 147

O Fiat 147 foi um dos primeiros modelos lançados pela montadora italiana no Brasil. Ele se destacou por ser um carro compacto, moderno e com bom consumo de combustível.

Presidentes

O presidente do Brasil em 1979 era João Baptista de Oliveira Figueiredo. Ele assumiu a presidência em 15 de março de 1979, sucedendo ao presidente Ernesto Geisel.

Figueiredo foi o último presidente militar no Brasil.

O presidente dos Estados Unidos, na época, era Jimmy Carter. Ele assumiu o cargo em 20 de janeiro de 1977, após vencer as eleições presidenciais de 1976, e serviu como o 39º presidente dos Estados Unidos.

Novela

Em 1979, a novela que estava sendo exibida na TV Globo era “Os Gigantes”, escrita por Lauro César Muniz.

Melhor jogador de futebol do mundo

kevin keegan
Kevin Keegan

Em 1979, o título de Melhor Jogador de Futebol do Mundo foi concedido pela FIFA, através do prêmio chamado “Bola de Ouro”.

Naquele ano, o premiado foi o meia-atacante Kevin Keegan, da Inglaterra.

Keegan, que jogava no Hamburger SV, da Alemanha, recebeu o prêmio em reconhecimento às suas performances e conquistas na temporada de 1978-1979.

Essa foi a segunda vez que Keegan recebeu o prêmio, já que ele também havia sido eleito o melhor jogador do mundo em 1978.

Astro do basquete

Em 1979, o maior astro do basquete era Kareem Abdul-Jabbar (anteriormente conhecido como Lew Alcindor).

Kareem Abdul-Jabbar jogou na NBA pelo Milwaukee Bucks naquela época. Ele era conhecido por sua habilidade excepcional no jogo, especialmente por sua altura e habilidades de arremesso.

Abdul-Jabbar foi um jogador dominante durante toda a década de 1970 e foi um dos maiores pontuadores da história da NBA.

Comerciais de cigarros

Em 1979 ainda era comum ver comerciais de cigarros na TV, promovendo marcas como Hollywood, Carlton e Vila Rica.

No entanto, a publicidade de cigarros foi proibida na TV brasileira a partir de 2000.

Curiosidade bônus

Sabia que nenhum dos jogadores que disputaram a Copa do Mundo do Catar de 2022 era nascido quando o Inter foi campeão brasileiro pela última vez?

Quer saber mais sobre a longa espera do Internacional pelo título brasileiro? Então acesse este artigo.

Voltar